domingo, 22 de abril de 2012

Lançada Vacina para Tilápias no Brasil Blog


Por: Márcio Bezerra | Comentários: 3 Comentários
AQUAVAC STREP Sa é a primeira vacina a chegar ao país e promete inovar a tilapicultura no combate a Estreptococose
Inovação em Piscicultura: Vacinas para Tilápias
A MSD Saúde Animal traz ao público o que há de melhor no combate a Estreptococose, doença que tem causado diversos prejuízos aos produtores de Tilápia. A vacina AQUAVAC STREP Sa é inédita no mercado brasileiro e tem como principal resultado o aumento da sobrevivência e conseqüentemente do desempenho produtivo das Tilápias. Em épocas de desafio, a vacina pode incrementar em até 15 % a sobrevivência da criação, com conseqüentes melhoras no desempenho zootécnico, significando um alto retorno financeiro.
“A vacina é inédita e promete inovar o mercado brasileiro. Os produtores terão em mãos um produto que reduzirá a mortalidade e nível de infecção, refletindo em maiores sobrevivências e índices produtivos, além de diversas outras vantagens por ser um produto de caráter preventivo e alinhado ao desenvolvimento sustentável desta importante atividade no Brasil”, comentou Rodrigo Zanolo, gerente de produto da MSD Saúde Animal.
O processo de vacinação é simples. Antes de receber a vacina, o peixe é levemente sedado provendo melhor conforto e bem estar ao animal e a vacina é injetada na sua barriga (cavidade abdominal). A duração da imunidade é de pelo menos 210 dias. Uma das preocupações é a agulha, mas Zanolo garante que isto não tem problema algum.
Tilápia Vacinada: Saída contra Enfermidades
“O processo é seguro e não causa mortalidade nos animais. A agulha é apropriada e não machuca o peixe”. Este processo já é realizado há anos em atividades mais tradicionais de criação de peixes no mundo, como as produções de Salmões no Chile e Noruega, por exemplo  argumentou o gerente.
A vacina foi uma necessidade do mercado nacional e mundial, já que, o combate a Estreptococose é pouco eficaz com a utilização de rações medicadas, principalmente, quando o problema é diagnosticado tardiamente.
O Brasil está entre os dez maiores produtores mundiais de Tilápia e sua produção, em 2011, ultrapassará a casa das 150.000 (cento e cinquenta mil) toneladas, e em franco crescimento.
Sobre a Estreptococose
A Estreptococose é uma doença causada por uma bactéria chamada Streptococcus agalactiae e é considerada a doença de maior impacto econômico na Tilapicultura mundial. No Brasil a doença apresenta distribuição em todos os pólos de produção, do Nordeste ao Sudeste.. As perdas econômicas associadas a esta enfermidade devem-se principalmente ao acometimento de animais adultos, acima de 100 gramas de peso nos períodos de engorda, causando assim, prejuízos ainda maiores. Os surtos podem apresentar mortalidades que variam de 5 a 40 % dependendo da gravidade e dos fatores de risco envolvidos. Além das perdas pela mortalidade em si, ainda existem as perdas associados aos animais sub-clínicos que trazem baixo desempenho ao lote e mantêm a doença na criação.
Sobre a MSD Saúde Animal
A Merck (conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e do Canadá) é hoje a líder mundial em assistência à saúde, trabalhando para ajudar o mundo a viver bem.  A Merck Animal Health, conhecida como MSD Saúde Animal é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck.  AMSD Saúde Animal oferece a veterinários, fazendeiros, proprietários de animais de estimação e governos a mais ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde.  A MSD Saúde Animal se dedica a preservar e melhorar a saúde, o bem estar e o desempenho dos animais, investindo extensivamente em recursos de pesquisa e desenvolvimento amplos e dinâmicos e em uma rede de suprimentos global e moderna.  A MSD Saúde Animal está presente em mais de 50 países, enquanto seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.
Para mais informações:
Leonardo Cericato – (85)  9969.0516
PROFARM Aquicultura – Distribuidor Autorizado
Contatos:   Ronaldo Melo – (85)  9634.0008 // 4141.2898

Nenhum comentário: